terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

[ RESENHA ANIME ] Mobile Suit Zeta Gundam - Você verá as lágrimas do tempo! Part II

Zeta Gundam, esse também é bom de briga e um monobloco, M. Armor e M.Suit

 

Título: Mobile Suit Zeta Gundam (機動戦士Ζガンダム /Kidou Senshi Zeeta Gandamu)

Criado por: Yoshiyuki Tomino

Estúdio de animação: Nippon Sunrise

Genêro: Mecha, ficção cientifica militar, ópera espacial

Ano: Mangá: 1985 - 1986

Anime: 1985 - 1986

Volumes publicados no Japão: 3 volumes

Total de episódios: 50 

Nota que dou geral: 10,0

Nota que dou ao tema abordado: 10,0

Nota que dou ao desenvolvimento no anime: 10,0


Sinopse


Após a missão de deslocação da Axis
Esse Gundam se passa no 87UC, setes anos após a Guerra de Um Ano em 79UC, o primeiro anime da franquia. A Federação Terrestre estabelece uma divisão de elite chamada Titans para caçar os remanescentes restantes de Zeon. Os Titans se tornaram excessivamente focados nessa missão recorrendo a métodos brutais para alcançar esse objetivo, virando nada mais que tiranos implacáveis com a ambição de governar a Terra. Com o intuito de impedir a Titans, surgem duas forças, o Anti Earth Union Grup (AEUG) e o Karaba na Terra com o mesmo objetivo de unir as pequenas forças existentes na luta contra a Titans. 




Muito cuidado meu Shinyuu!!! Iniciaremos a resenha do anime, caso ainda não tenha o assistido e queria dar uma olhada, corre lá, depois vem aqui papear comigo!!!


Personagens:

Observação: Vou citar apenas alguns personagens bem importantes na história.

Esse rapaz é brabo!!!

Kamile Bidan - 17 anos, jovem curioso de personalidade e temperamento forte, autista, Newtype e protagonista do anime, Kamille também é um "engenheiro" pois o Zeta Gundam saiu da cabeça dele, o menino é um gênio por criar aquele MS.




O homem está demais nesse Gundam!

Quattro Bajeena - 27 anos, "misterioso" personagem que camufla seus olhos, fala manso, carismático, Newtype, super respeitado por todos e é um personagem complexo e sobrecarregado, é o Capitão das operações dos MS, quem já está acostumado sabe quem ele é, eu amo ele, meu personagem preferido da franquia.



Eu odeio ele!

Paptimus Scirocco - 26 anos, principal antagonista do anime, é um homem inteligente, carismático e muito manipulador, membro e posteriormente Líder da Titans, mas já foi engenheiro de MS, piloto e Capitão da Jupitris.

 


Ela e o Qubeley fazem um estrago!


Haman Karn - 20 anos, Newtype, mulher manipuladora que joga com o medo ou ambições dos outros, piloto e Líder Supremo de Neo Zeon.




Gosto muito dele!

Bright Noa - 27 anos, um homem leal e dedicado com forte liderança e capacidade de se ajustar rapidamente a situações complexas, como vimos no 79UC e no próprio Zeta Gundam. Bright fazia parte da Federação Terrestre, mas desertou para o AEUG e é capitão da Argama (Argama-Class Assault Carrier), uma nave de desembarque de MS e caças.


Por mais que ele seja um leve babaca, gosto dele!

Jerid Messa - 24 anos, tem como objetivo virar líder dos Titans e é o típico soldado Titan: egoísta, confiante demais, não se importa com os civis, por mais que seja um babaca gosto do desenvolvimento dele na obra. É um tenente e piloto da Titans.






Mobile Suit


Vou citar alguns dos Mobile Suit e Mobile Armor dos três lados dessa guerra:

Mobile Suit AEUG:

Zeta Gundam:

O MSZ - 006 Zeta Gundam é a estrela do anime. Pilotado por Kamille Bidan e também foi criado pelo jovem, sendo um de seus designers. 
É inovador pois foi o primeiro, Gundam que é um monobloco que vira tanto Mobile Suit quanto Mobile Armor, sendo assim um coringa nas batalhas que entrou e, claro, com a ótima pilotagem do Newtype Kamille.
Também aparece no ZZ Gundam. 
Altura total: 19,85 metros (Mobile Suit) e comprimento de 24,32 metros (Mobile Armor/Waverider)

Hyaku Shiki:

É lindo demais!!
O MSN - 00100 Hyaku Shiki, é um protótipo que faz parte do "Projeto Zeta" pilotado por Quattro Bajeena. Um ótimo mobile suit, na mão certa faz estrago. 
Possui muitas inovações por seu um protótipo, que o mantiveram ativo em várias batalhas, fora a ótima pilotagem do Newtype Quattro Bajeena (Char). Presente também no ZZ Gundam.
Altura total: 21,4 metros (Mobile Suit)

Mk-II:

Essa é bom de briga!

O RX-178 Gundam MK-II, é um sucessor do famoso e tão querido RX-78-2 da One Year War 79UC.
Foi pilotado por Kamille e, posteriormente, pela Emma Sheen que o pilotou com maestria. Presente também no ZZ Gundam.
Altura total: 19.6 metros. (Mobile Suit)



Rick Dias:

Gosto muito dele, bem funcional
O RMS - 099 Rick Dias, é um mobile suit de segunda geração produzido em massa para uso de ataque. Acho ele muito bom, sendo uma ótima arma nas batalhas, pessoalmente, gosto muito do design dele. 
AUEG deixou um com o KARABA na Terra, sendo pilotado exclusivamente por Amuro Ray.
Pilotado por Quattro Bajeena, Apolly Bay, Roberto, Emma Sheen, Amuro Ray e outros personagens.
Altura total: 21,6 metros (Mobile Suit)

Mobile Suits Titans:


The-O:

Eu acho ele estranho, até mesmo a funcionalidade, parece pesado.
 A Titans teve muitos Mobile Suit, principalmente Mobile Armor, como o PMX - 000 Messala, dentre outros. Mas citarei o principal pilotado por Paptimus Scirocco, o PMX - 003 The-O. 
É um mobile estranho mas muito funcional, pelo menos para a maneira de combate psycho do Scirocco. Acho o design dele estranho, porém é feito unicamente para Scirocco, assim tirando o máximo que o mobile suit ode entregar, tem uma força incrível.
Altura total: 28,4 metros. (Mobile Suit)


Mobile Suits Neo Zeon:


Qubeley:

Eu adoro esse MS, acho ele muito bom!
 O AMX - 004 Qubeley é um dos mobile suit que mais gosto. É pilotado por Haman Karn e criado especialmente para ela. É composto por várias inovações tecnológicas, tendo um foco na utilização por um Newtype e tecnologia psycho.  
Sou apaixonada pelo design do Qubeley, mesmo com suas dimensões avantajadas é um mobile muito funcional e com poder para decidir uma batalha. A pilotagem da Haman é incrível também, nessa obra foi o coringa para Zeon. Todas as vezes que vejo ele em combate imagino como poderia ser um conflito com Amuro Ray sendo o adversário.
 Altura Total: 18.9 metros. (MobileSuit)
 


Resenha (Continuação)

Como vimos nos 20 episódios anteriores abordados na primeira parte dessa resenha, nos foi apresentado o universo pós One Year War de 79UC e as consequências e mudanças decorrentes dessa guerra.
A situação começou a ficar mais complexa, aos poucos, mas gritantemente, a Titans  mostra seu real objetivo e sua compulsão por poder, assim conseguindo o controle da Federação Terrestre... sim, eles conseguiram, mas era algo nítido devido a corrupção e postura repugnante das pessoas da Terra, com o extremo egoísmo que cerca os poderes políticos presentes na obra. 


Com o poder da Federação Terrestre em mãos, a Titans inicia uma operação com os MS sob o comando de Jerid, visando acabar com a guerra que se passa no universo naquele momento, mas esse plano revive uma ação grotesca utilizada por Zeon dando início á guerra de 79UC, o gás G3, um gás mortal e que, no universo de Gundam, foi utilizado na guerra para destruir uma colônia e os civis presentes nela, assim manchando o tratado que foi firmado após a Guerra de 79UC, visando a não utilização deste meio.


a trocação prestes a começar
Nosso já conhecido da Guerra de Um Ano em 79UC, Principado Zeon, voltou aos holôfortes do anime, visando a restauração de Zeon como também adquirir a SIDE 3 (um dos lados presentes no espaço em volta da Lua e Terra). Com o decorrer de alguns acontecimentos e batalhas, Quattro Bajeena revela sua real identidade, dando assim um sopro para a AEUG com relação a população do espaço e a complexa e egoísta politica presente na Terra. Seu discurso foi muito impactante, tendo como foco principal a atual situação do planeta: que está sendo consumido pela areia, não podendo ter vida, e com isso intensificando o propósito da AEUG de convencer os humanos á deixarem a gravidade e ir para o espaço. Mas o que me pegou principalmente nesse discurso, foi a postura de Quattro Bajeena (Char) em tomar a frente na situação revelando o que tanto lutou para esconder durante anos, se não décadas, assim dando como moeda de troca para o fim dessa guerra e situação a sua liberdade. 

Saindo de missão


Amuro e Char estão vendo o futuro cometendo as mesmas escolhas e ações do passado, isso me lembra um trecho de uma música do Cazuza: "Eu vejo o futuro, repetir o passado...", e isso é algo interessante, Kamille, Katz, Emma, Jerid entre outros mais, em todo momento pode-se ver a mesma coisa que aconteceu no 79UC entre Lalah, Char e Amuro, e isso é incrível, a maneira como o autor conseguiu colocar, de contextos diferentes e tempos distintos, o mesmo acontecimento é sensacional. 



A obra é repleta de frases impactantes e reflexivas por parte dos personagens, principalmente Kamille, como já citei, o amadurecimento e desenvolvimento dele é incrível e bem doloroso pelo final que o anime tem. Veja abaixo algumas dessas frases presentes na obra:

No geral, pode-se concluir que Zeta Gundam utiliza da problemática criada entre os laços, tanto ideológicos quanto crenças, familiares ou amizades/social, para compor e articular a política no universo e, claro, a força que gira em torno da Argama e sua tripulação, havendo um real choque de realidades entre a AEUG e a Titans, e isso fica bem claro quando Bright e Emma desertaram para se aliarem ao AEUG quanto a Reccoa indo para a Titans. A Emma em específico foi um laço muito forte que se gera entre ela e a tripulação da Radish (sim eu chorei vendo os 5 últimos episódios do anime). Também é possível sentir essa situação dos laços que, geralmente, são bem fortes entre os inimigos com toda aquela atração que há entre os Newtype. 


Reccoa Londe e sua ação estranha...


Reccoa Londe traiu a AEUG e se aliou á Titans, mais precisamente ao Scirocco, mas essa ação dela não entra em minha cabeça, na verdade tenho uma grande aversão á essa ação dela, não entra 100% em minha mente realizar o que ela fez.



Essa frase da Reccoa acho estranha, pois, por mais que ela tenha essa visão da Argama, a Titans é bem pior, ao ponto de ser nítido a diferença entre as relações presentes em ambas organizações.



Essa frase da Reccoa, aos meus olhos, resumiu o anime.


O poder do Zeta


Fala se não é lindo?

Mobile Suit Zeta Gundam é muito interessante, a vontade do Zeta é que as pessoas se entendam. Sendo direto ao ponto sim, é isso, ele leva a vontade de todos, principalmente os que a vida foi tirada por ele. Segue dois trechos que citam essa força do Zeta:


Desenvolvimento

Essa batalha até arrepiou os pelos

O desenvolvimento é ótimo, ele acelera no momento certo, por mais que em certas partes, principalmente no núcleo da Terra com o Karaba poderia ser mais corrido, porém é nitidamente visível que foi algo já premeditado pelo autor.
No geral, é bem uniforme, ele acelera e desacelera na medida certa, de forma que prenda o espectador e assim completando aos poucos os 50 episódios.


Por fim...

Zeta foi o famoso pau pra toda obra, tirou briga com geral!
O conflito das três partes da batalha (AEUG, Titans e Zeon), visa a mudança e as consequências dela. Quem obtiver o poder, o que fará, o que mudará e qual bem trará ao todo? Essas pautas foram lançadas em meio á batalha final, mas nosso protagonista, Kamille, sempre vem com a visão "simples" e que, infelizmente, não é imaginável naquele universo, pelo menos naquela era. 




E aí Tanuki-chan, recomenda?

Super, super recomendo!!!👌👍
 
Zeta Gundam é uma obra muito interessante, mesmo sendo uma pessoa suspeita para falar algo sobre o Gundam, pois sou viciada e apaixonada na obra, universo e no trabalho do Yoshiyuki Tomino. É um trabalho que pode se ver avulso, mas com certeza, você vai acabar se interessando no universo apresentado e no por que de estar daquela forma. 

Algo que me chama muito atenção é a maneira que o Yoshiyuki Tomino aborda temas complexos do nosso dia a dia, política, conflitos morais, ideológico, crenças e ciência, junto com a situação presente  nesse universo. 
É impossível transmitir, adequadamente, um raciocínio com relação á obra sem citar os fatos históricos presentes nela e, em alguns pontos, presente na nossa realidade, como vimos com a relação entre o Gihen e o Hitler no 79UC, tudo foi realizado tão minuciosamente que dá gosto de apreciar essa obra e, muitas vezes, se perguntar : " Será que chega nisso? Será que pode surgir um futuro como o universo de Gundam na nossa realidade?".

Porém, como toda obra nos deixa uma mensagem, vemos que as pautas abordadas no Gundam são pesadas e por mais que presentes no nosso cotidiano em peso, acabamos deixando passar, como exemplo disso, temos o desenvolvimento da Reccoa, por um lado não é compreensível e até mesmo egoísta suas ações, mas apenas é uma mulher que se apaixonou e não estava habitada com esse sentimento, com a postura dos homens naquele momento de conflito, não apenas ela, mas o próprio Kamille, Katz, Haman, Four, Jerid entre vários outros personagens, os pontos sociais em meio a guerra que se passa, o quanto a determinação do humano pode ser cruel, como vimos com os experimentos dos humanos melhorados e a questão política, sendo esse um dos pontos que mais me agrada na franquia, independente de qual Gundam que eu tenha assistido sempre houve um ponto político que pode ser vinculado ao nosso momento atual. 

Com isso podemos refletir, tempo passa e em todo momento realizamos escolhas, sabemos que o futuro é incerto, mas a única certeza é que veremos as lágrimas do tempo, como no Gundam. 


E você, está preparado para ver as lágrimas do tempo?





Observações: 1º A Argama é linda, a nave que mais gosto na franquia; 2º Zeta Gundam é um dos Gundam's mais bonito, fora que ele é um MS e MA, quando vi isso pela primeira vez fiquei louca, o design dele é lindo demais; Scirocco é um babaca; Não julgo a Haman por ter se apaixonado pelo Char... eu também sou apaixonada por ele! A Mouar é demais, que mulher!! Fiquei triste quando vi o que acontece com ela, foi uma mulher de palavra; Katz é pró nas ideias, ele realmente é firme com suas crenças. Os 5 últimos episódios são o inferno na obra, por deus, muito rápido os acontecimentos fora a gama de caixão de aliados. Eu chorei com o que ocorreu com alguns personagens, realmente não esperava que eles fossem de F. O final de Zeta Gundam dói na alma, eu realmente fico triste vendo o que ocorreu com o Kamille. 10º Se estivesse com opção de escolha, escolheria a AUEG para ser o vencedor e comandar a situação do futuro no universo, e não, não é só por causa do Char, 50% talvez!!! kkkkkk 11º Emma é a melhor mulher, nos gundam's que assisti, que pilota bem um Gundam, o Mk-II caiu como uma luva na mão dela, adoro! 12º Em partes, entendo a Reccoa, mas a ação/reação dela não me cai bem na mente, ainda mais por ter trocado o Char pelo Scirocco kkkkkk 13º Heiken e a Radish, cara o que foi aquilo? Esse homem realmente amava a Emma!! Se chorei? Óbvio que sim!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário