domingo, 28 de agosto de 2022

[ RESENHA ANIME ] - The Night Beyond the Tricornered Window - O anime que aborda uma visão interessante do paranormal

 Hiyakawa e Mikado, principais da obra


Título: The Night Beyond the Tricornered Window ( Sankaku Mado no Sotogawa wa Yoru )

Criado por: Tomoko Yamashita

Estúdio de animação: Zero-G

Gênero: Seinen, Sobrenatural, Drama, Mistério

Ano:  Mangá - 2013

          Anime  - 2021

Volumes publicados no Japão: 10

Total de episódios: 12

Nota que dou geral: 8,0

Nota que dou ao tema abordado: 10,0

Nota que dou ao desenvolvimento no anime: 7,0


Sinopse

Kousuke Mikado, um funcionário da livraria, é capaz de ver espíritos desde que era jovem, o que o aterroriza. Um dia, ele conhece Rihito Hiyakawa, um exorcista destemido com um vocabulário um tanto quanto pobre. Hiyakawa é capaz de utilizar esse dom de Mikado para auxiliar na expurgação desses espíritos e o pede para se tornar seu assistente. Conforme realizam seus trabalhos de limpeza, observam que os incidentes paranormais estão fortemente ligados a um nome, Erika Hiura, e então Hiyakawa e seu assistente, Mikado, junto de outros aliados, iniciam uma investigação e em meio disso, Mikado começa a ficar instigado com o que Hiyakawa esconde trancafiado nas profundezas de seu âmago. 


Animação


Imagem do MyBlog - ydotome.tumblr.com
Gostei muito do trabalho realizado pelo estúdio Zero-G, foi a primeira obra que vi deles e achei interessante o jogo de cores entre tons pasteis e tons quentes, não é algo cansativa do assistir. 
O design dos personagens é bonito, o traço em si é bem belo, as imagens que vi do mangá, mostra que o traço da Tomoko Yamashita é muito bonito.
O que mais me interessou foi a maneira que expressaram os espíritos, maldições, miasma etc, realmente adorei essa visão do diretor e animadores, a computação ficou bem leve, não é algo que atrapalha na absorção do conteúdo do anime, ficou tudo muito belo.


A trilha sonora é boa, gostei muito da música Saika (do grupo Frederic) a letra narra o que ocorre no anime, e o som é bem legal de ouvir; o encerramento me encantou, amei o trabalho feito nele, e a música Breakers (do Wataru Hatano) me pegou, que letra bonita e, para mim, combinou mais com a ideia do anime.
Já a trilha sonora presente no decorrer dos episódios, não me agradou muito, mais dispersou minha atenção e compreensão do que ajudou a na absorção do sentimento que a cena estava passando.



Cuidado meu Shinyuu!! Iniciaremos a resenha do anime, caso ainda não tenha o assistido e queira dar uma olhada, corre lá, depois vem aqui papear comigo!!


Resenha



No geral a obra é muito interessante, o início é meio confuso, apesar de nos entregar a proposta do anime nos primeiros cinco minutos do episódio. A mensagem, proposta e resolução é muito legal, e a maneira que foi abordada deu uma leveza a um tema que muitos não gostam, como questões paranormais, sem um polo determinado como demônios e anjos e sim uma visão bem humana, se não até mesmo mediúnica, mas ai entra o problema, foi corrido.
imagem do: brightersoul2.tumblr.com

O desenvolvimento dos personagens, principalmente do Mikado, foi muito rápido, dando uma leve confusão na minha mente, cheguei a me perguntar se havia pulado um episódio, tanto que para um personagem com tanto medo, ele abraçou e "despertou" muito facilmente para a causa e situação em si. Outro personagem que me deixou triste pela pouca aparição foi o Mukae, ele foi um personagem crucial na obra junto de Erika e Sakaki, mas ao mesmo tempo é como se houvesse sido colocado um pouco de fora para dar mais espaço para abordarem o ponto de visão e escolhas do Mikado em relação ao ódio e maldições, etc. Já o desenvolvimento de Hiyakawa e Hanzawa foi muito bem pensado e legal, mas a mudança de personalidade de Hiyakawa não, há uma explicação, mas ficou muito rápido (é compreensível que naquele momento o ódio que ele sentia foi consumido pelo medo, mas um ódio trabalhado por décadas desaparecer em um espaço de tempo muito curto, é estranho...).

A obra lhe ganha com o sentimento e as mensagens que são jogas no decorrer dos episódios, entre diálogos casuais e um tanto quanto melancólicos e reflexivos dos personagens instiga a nossa ânsia por uma resposta. Presenciei o sentimento da obra em dois episódios específicos, 5 e 6 sendo eles sobre o passado dos personagens, e isso que, em parte, salvou o anime, pois nos deixa curiosos e esperançosos sobre a resolução.
Segue abaixo um dos diálogos reflexivos:

Diálogo presente no anime


E aí Tanuki-chan, recomenda?

Super recomendo!!!👌👍

Fique muito surpresa com essa obra, não esperava absorver e juntar com tantas coisas presentes no meu dia-a-dia, isso me perturbou um pouco, mas vamos por partes.

As mensagens que foram transmitidas são muito fortes e claras, a questão do "Porto Seguro", como exemplo, me fez refletir sobre e perceber muitos pontos soltos na minha própria vida.

Vendo pela perspectiva do universo presente no anime, me fez repensar muitos de meus atos, passos e emoções, o ponto do ódio, as maldições que, muitas vezes, nem percebemos, e nos auto amaldiçoamos em decorrência da baixa-autoestima, medo, insegurança, cansaço, somos um ser tão simples e ao mesmo tempo complexo, tamanha complexidade que nos leve ao autoflagelo psicológico ou físico.

Imagem do: bishonenlover.tumblr.com
Por mais que na obra seja mostrado o paranormal como um local repleto de ódio e medo, mas mostra ainda sim um toque de gentileza, humanos que não querem ver a dor e sofrimento do próximo, e o anime nos mostra o conflito disso, pois lembremos de uma frase: "Nascemos sozinhos e morreremos sozinhos!", com a Erika, vimos que a gentiliza foi tanta que ela passou pela morte com os espíritos que tinham de reviver aqui sempre em seu "inferno". 


Esses pequenos detalhes na obra que me pegaram, por mais que seja corrida, poderia ter uns 16 episódios para fluir legal o desenvolvimento, mas foi possível transmitir perfeitamente muitas mensagens.

O personagem que, aos meus olhos, foi realmente o principal é o Hiyakawa, seu passado e sua obcecada busca por seu destino, isso sim foi marcante na obra.

O que achei interessante no geral, é que pareceu se repetir o que houve com o pai e mãe do Mikado, mas com um final diferente. Isso me fez pensar muito nas escolhas, nosso destino será o mesmo, mas as escolhas que fazemos, os caminhos que pegamos, eles sim ditaram se seremos consumidos pelo ódio e medo.

Você já encontrou seu destino? Seu "Porto Seguro"?

Imagem do My Blog - Ydotome

Observações: 1ºSou simpatizante da doutrina espírita, comecei meus estudos a pouco tempo, então esse anime me tocou muito, não dizendo que o que nele está de fato o é, mas tem pontos que sentimos, principalmente em ver e sentir, seria isso o poder mediúnico?! Assisti o anime em um dia, estou bem cansada escrevendo isso e madrugada!! Gostaria de colocar muito mais coisas que percebi sobre a obra e como a interpretei, mas isso daria muita coisa, seria cansativo para vocês! Para as fujoshi de plantão, ele é bem leve no shounen ai/Yaoi, vou além, é tão leve que pessoas que não são chegadas no gênero podem assistir sem medo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário