terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

[ Resenha Anime ] - SLAM DUNK - Um anime de esporte que agrada até quem não gosta do esporte

 



Título:  Slam Dunk

Criado por: Takehiko Inoue

Estúdio de animação: Toei Animation

Episódios: 101

Gênero: Esporte (basquetebol), comédia

Ano de lançamento: Mangá 1990

                                    Anime 1993

Volumes publicados: Japão 31

Filme: 4 lançados entre 1994 e 1995

Nota que dou: 9,5


Sinopse

Slam Dunk gira em torno de Hanamichi Sakuragi, que é um calouro do ensino médio no colégio Shohoku e, incrivelmente tem um recorde por ter sido rejeitado por 50 garotas durante o ensino fundamental. Seus quase 2 metros de altura e seu cabelo vermelho fez com que ganhasse o rótulo de delinquente perante os demais alunos. Certo dia, uma garota chamada Haruko Akagi se aproxima dele, sem medo algum de sua imagem, assim o chocando e virando a garota de seus sonhos, porém Haruko está impressionada com o corpo atlético de Sakuragi e, com certa facilidade, o convence a se juntar ao time de basquete do colégio, mas o rapaz sabe nada do esporte e o vê como algo realizado por perdedores devido o fato de a última garota a lhe rejeitar e lhe proporcionar esse recorde, o rejeitou pois gostava de um membro do time de basquete.


Abaixo vemos uma das colegas de Haruko a questionando por conversar com Sakuragi e sua gangue, isso mostrando a imagem que o rapaz tem apenas por seu cabelo vermelho.


Na esperança de impressionar e ficar mais perto de Haruko, Sakuragi entra no time e, com o tempo, percebe que realmente ama o esporte revelando ser um atleta natural. Com o tempo o time se forma, Hanamichi Sakuragi, Kaede Rukawa, Ryota Miyagi e Hisashi Mitsui, juntos esses quatro se esforçam para realizar o sonho do capitão da equipe Takenori Akagi, de ganhar o campeonato nacional. E pouco a pouco, o time de Shohoku pouco conhecido torna-se um candidato de estrelas no Japão.



Animação

Eu realmente amo a animação desse anime, desde o começou ele é incrível, na verdade já vemos isso na abertura, é sensacional. Vamos ver algumas cenas presentes na abertura:







As proporções são ótimas, vemos isso no próprio Sakuragi, ele é um rapaz alto, suas proporções são grandes, em comparação com seus amigos como o Mito e com o companheiro de time Miyagi que é o mais baixo dentre eles. Fora isso a fluidez da animação nas cenas de jogo, sério, está presente a regra de locomoção com a bola, dá pra contar, é incrível. O jogo de cores utilizado no anime em si são ótimos, eu mesmo adoro, fora o fato de ser bem presente esse tipo de tonalidade nos animes da década, mas no Slam Dunk teve um ar diferente, complementou bem toda a fluidez da animação.










O traço em si é ótimo, e a evolução dele também, não cheguei a ler o final no mangá mas o traço ficou diferente bem mais realista e lindo de ver. Os chibi’s são divertidos, sempre complementando as cenas de comédia do anime, mas não é aquele chibi fofo, e sim uma versão deles menores e bem divertida.








cuidado meu shinyuu!!!  agora começa a resenha do anime, poderá conter spoilers, caso não tenha visto e deseje assistir, esse é o momento, depois vem aqui conversar comigo!

Resenha

A história e a maneira que foi desenvolvida tem a capacidade de conquistar até mesmo o público que não está familiarizado com o esporte que é abordado, creio que parte disso seja pelo fato de o protagonista, Sakuragi, não gostar de basquete e ter ingressado no time por causa da garota que deseja impressionar, ou seja, nos é apresentado o esporte com base no que o Sakuragi aprende, isso a meu ver é sensacional. 

O desenvolvimento do protagonista é ótimo, e nisso eles entregaram o que foi proposto desde o início, mas senti falta pelos demais personagens, como o Miyagi e Mitsui, que tiveram seu momento de brilho mas que logo se perdeu no de Sakuragi, queria um pouco mais dos amigos da gangue, eu adoro o Mito, em resumo, o desenvolvimento dos coadjuvantes foi fraco, dos antagonistas foi esquecido em certo momento e depois lhe jogado como o caso do Rukawa e o protagonista é muito bem desenvolvido, a evolução do Sakuragi é sensacional.

A trilha sonora, ahhh a trilha sonora, essa me pegou desprevenida, principalmente a segunda abertura, não é mais o Sakuragi menino irritado, infantil que quer uma namorada, e sim um time que quer vencer, o som das músicas lhe transmite essa mudança, literalmente gostei de todas as músicas presentes no anime. Os efeitos sonoros são ótimos, os vemos perfeitamente em momentos de jogo e os de treino, o atrito do tênis na quadra, a bola batendo, os rebotes, saltos, você realmente é imergido no jogo, um exemplo bem expressivo disso é na primeira, na segunda abertura e no primeiro episódio, em que nos é mostrado uma cena de jogo contendo os titulares principais é naquele padrão.


Personagens

Vamos falar um pouco dos personagens e dos times, citarei de forma sucinta os com mais relevância presente no anime.

Shohoku
Shohoku é o foco do Slam Dunk, o colégio está localizado na província de Kanagawa.
Por 2 anos foi considerado um time fraco para disputar os torneios da prefeitura, tendo o título de "O time de um homem só" por causa da presença do capitão Takenori Akagi. Apenas no 3º ano que as coisas começaram a mudar para o time, com o retorno do PG, Ryota Miyagi, e do SG e ex-MVP do colegial, Hisashi Mitsui, com a adição de calouros, como Kaede Rukawa "O super rookie" atuando como SF e um iniciante total no basquete, Sakuragi Hanamichi. Devido essa união, o time se levantou, se tornando o único time não esperado a chegar às quartas de final do Torneio Inter-High de Kanagawa, eliminando Shoyo. Sua única derrota foi contra o eventual campeão, Kainan. São classificados como uma equipe classe C e foram colocados em uma chave difícil durante o Torneio Nacional.
Akagi é o principal marcador e zagueiro debaixo da cesta, atuando como pivô (C); Mitsui é o arremessador de 3 pontos, atuando como SG; Rukawa é o ace do time e pode marcar em todas as áreas, mas sua posição principal é de SF; Miyagi é o responsável por carregar a bola e fazer jogadas (armador), atua como PG. A equipe tem muitas chances de marcar por causa dos rebotes ofensivos de Sakuragi, que é um dos pontos principais presente nas vitórias do Shohoku. A fraqueza do time é o banco pois é muito fraco, sendo Kogure o único confiável para ser colocado no jogo, os titulares cometem muitas faltas, o treino deles não é pesado como o de Ryonan e Kainan; a dependência excessiva de Rukawa na partida afeta drasticamente o jogo, pois ele não pode jogar 1 hora no estilo pontuação explosiva, por isso no jogo contra Ryonan ele poupou energia para o segundo tempo de jogo e, a resistência de Mitsui não é boa, devido sua pausa de 2 anos no basquete, podendo ser substítuido por Kogure.



Membros principais do Time Shohoku e alunos marcantes do colégio:


Hanamichi Sakuragi 

Posição PF (Ala-pivo) - 16 anos - 1,90cm 

Jersey #10 - 1º ano

Também chamado de Macaco ruivo ou Do'Aho pelo Rukawa seu rival.




Kaede Rukawa

Posição SF (Ala) – 15 anos – 1,87 cm

Jersey #11 - 1º ano

Muito popular entre as garotas, joga muito bem, e é chamado de Raposa pelo Sakuragi, seu rival.





Takenori Akagi 

Posição C (Pivô) – 18 anos – 1,97 cm

Jersey #4 - 3º ano

Capitão do time e irmão mais velho de Haruko, Sakuragi o chama de Gori



Ryota Miyagi

Posição PG (Armador) – 17 anos – 1,68 cm

Jersey #7 - 2º ano

Gosta da Ayako, e é chamado de Ryo-chin por Sakuragi



Hisashi Mitsui

Posição SG (ala-armador) – 18 anos – 1,84 cm 

Jersey #14 - 3º ano

Tem um passado no esporte, mas devido a saúde parou de jogar e virou um porradeiro, é chamado de Mitchi por Sakuragi


Kiminobu Kogure

Posição SF (Ala) ou SG (ala-armador) – 18 anos – 1,78 cm  

Jersey #5 - 3º anos

Vice-Capitão do time, joga bem, é chamado de Megane-kun por Sakuragi



Ayako 

Manager (gerente de equipe) – 17 anos 

2º ano

Sempre coloca o time para frente, ajuda em tudo possível, é muito linda



Haruko Akagi 

2º Manager (segundo gerente de equipe) – 16 anos

1º ano

Conversou com Sakuragi e sua gangue sem preconceitos, é doce e tem uma paixão por Rukawa.


Mitsuyoshi Anzai

Coach (técnico)

Já foi um jogador muito famoso de basquete

É conhecido como Diabo de Cabelo Branco, devido a maneira que treinava os times escolares, mas agora está mais calmo.



Gangue do Sakuragi:

Yohei Mito 

Estudante – Gangue do Sakuragi 

muito amigo do Sakuragi e muito gente fina - 1º ano

Porradeiro


Yuji Ohkusu - Nozomi Takamiya - Chuichirou Noma 

Estudantes - Gangue do Sakuragi - 1º ano

Muito amigos, e são bem leais ao Sakuragi, muito gente fina como Mito

Porradeiros
 

 



Principais times fora Shohoku:

Ryonan
Uma das melhores equipes de Kanagawa, foi o primeiro time que Shohoku enfrentou no anime. O time é composto pelo ace, Sendoh com seu corte de cabelo bem peculiar, atua como PG e SF, Uozumi que é o capitão e atua como C igual Akagi e, um outro membro bem forte do time é o Fukuda, que atua como PF.
É um time forte principalmente pelos três membros citados no parágrafo anterior, formando o trio mais forte de pontuação presente na região de Kanagawa, porém o ponto fraco de Ryonan é a falta de jogadores talentosos, a diferença da maioria para o Sendoh é gritante. O técnico, Moichi Tanoka é bom em ver as falhas do time adversário, assim ajudando muito nesse título de uma das melhores equipes. E claro, um dos meus personagens favoritos, Hikoichi Aida, com sua fala super marcante "unbelievable ", em cada jogada marcante ou algo incrível que ocorria.

Shoyo
É a segunda equipe mais forte de Kanagawa atrás de Kainan. O time tem como ace, capitão e treinador Kenji Fujima que atua como PG e tem como rival Maki de Kainan.
Um ponto forte de Shoyo é a média de altura de seus jogadores, sendo que pelo menos quatro deles tem mais de 190 cm, assim usando essa vantagem em jogadas defensivas e ofensivas; sendo esse, também, seu ponto fraco, fora o capitão Fujima e o vice-capitão Hanagata, os demais jogadores estão no nível intermediário quando se trata de técnica, assim utilizando apenas a altura como vantagem, sendo também desvantagem pois são lentos quando comparados a jogadores mais rápidos como Miyagi e Rukawa de Shohoku. Dou uma maior atenção ao Fujima, pois além de ser o capitão e jogar os jogos, também acaba atuando como técnico, essa é a maior fraqueza do time, tenho certeza que se tivesse um técnico eles poderiam ser bem mais fortes.

Kainan
São conhecidos como os "Reis de Kanagawa", o time de Kainan venceu o Torneiro Inter-High de Kanagawa por 17 anos consecutivos.
O time em si é forte, mas dos titulares principais, a meu ver, são Shinichi Maki, que é o capitão e atua como PG, aparenta ser bem mais vehos, mas está no 3º anos, Soichiro Jin como SG, ele tem uma ótima pontaria, Nobunaga Kiyota como SF, é chamado de "Macaco Selvagem" por Sakuragi e tem uma personalidade bem parecida com a dele, se proclamando um gênio do basquete, o técnico é o Riki Takato.
A equipe demonstra uma incrível resistência e capacidade defensiva. O ace do time, Maki, tem o poder de um forte atacante mas, em contra partida, a técnica de drible e passe de um amador, ele é ótimo em quebrar a defesa do adversário, assim podendo criar ótimas jogadas com o resto do time, sendo essa uma das fontes do poder do time, ele é muito forte devido suas diversas possibilidades de marcar os pontos, sendo de longa, média e curta distância. Sua fraqueza é não ter um C (pivô) à altura do de outros times como Akagi por Shohoku, Uozumi por Ryonan e Hanagata por Shoyo, um outro ponto negativo é a média de altura dos atacantes que é abaixo de 190 cm.
A flecha que acertou o calcanhar de Kainam se chama Shohoku do técnico Anzai, que decidiu colocar quatro jogadores na marcação de Maki e Sakuragi marcando Jin, assim anulando as cestas 3 pontos.
Não sendo suficiente, Kainan tem um regime pesado de treino, assim acaba compensando a falta de técnica dos jogadores com o poder físico.


E aí Tanuki-chan, recomenda?

Super recomendo! 👍


Slam Dunk é um dos títulos que está na listinha dos “animes que recomendo sem pensar duas vezes da Toei Animation”.

Os personagens são bem feitos, você acaba se acostumando e gostando deles, muitos podem dizer que isso é algo normal mas sabemos que tem animes famosos que não conseguiram transmitir isso ao telespectador, é possível sentir um pouco do que o protagonista sente, principalmente quando se trata do Rukawa raposa sorrateira, a relação de senpai e kouhai presente no time, isso é muito legal.

Se você é um amante de animação e dos animes em si, essa é uma das obras que você deve ver, é muito lindo, fluido, bem feito, e lhe dá uma lição filosófica/social, depende muito da interpretação de cada, mas para mim ficou a questão, vale a pena fazer tudo isso por uma pessoa? Pois vamos lá, no universo do anime, Sakuragi encontrou uma paixão que é o basquete, mas na vida real nem sempre isso dá certo, então meus amigos, pensem, pensem muito antes de mudar e entregar o que a outra pessoa quer, e não o que você realmente é, não se mude para se encaixar no mundo de alguém, se lá é seu lugar, você irá alcançar.


Observações:  Meu personagem favorito é o Ryota Miyagi, eu realmente amei o design desse rapaz, vou nem falar de sua personalidade, simplesmente amo;  Meu anime preferido é o One Piece, e ele é da Toei Animation; Meus estúdios de animação preferidos são a Toei Animation e a Sunrise, sim eu amo Gundam, e não durmo vendo porradaria espacial com mechas porradeiros!  Sakuragi é bem divertido, porém quando ele começou a pensar mais no jogo deu para perceber como a dedicação para qual foi enorme, comecei a gostar muito mais dele quando houve essa mudança, mais precisamente após a derrota para Ryonan; Não dei uma nota maior para o anime, pois ele não tem final animado; Da gangue do Sakuragi, Mito é meu queridinho, e vocês sabiam que ele foi baseado no Yusuke de Yu Yu Hakusho?  Vi Slam Dunk duas vezes, e ainda não consegui achar esses filmes que creio serem OVA e não finalizei o mangá.


Até a próxima postagem meus Shinyuu!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário